-
Arquitetos: Orfali & Ehrenfeld
- Área: 115 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Gonzálo Carrasco A
-
Fabricantes: Arauco, AutoDesk, CHC, Dap Ducasse, Kitchencenter, Ledstudio, Servicontainer, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Quilimarí, a 25 km de Los Vilos, uma cidade histórica que guarda vestígios culturais que remontam aos tempos coloniais. A encomenda consistiu no projeto e construção de uma casa de veraneio implantada nas encostas do morro "Puntiagudo", em um terreno irregular e de difícil acesso. Estes foram fatores condicionantes principais, assim como a difícil logística envolvida na busca de mão-de-obra para a construção do projeto. Para resolver isto, pensamos no contêiner marítimo, a fim de poder montar previamente a casa na fábrica com o objetivo de encurtar o processo de construção no canteiro. Foram utilizados quatro contêineres high cube [12 x 2,35 x 2,7(h)m], devido à sua maior altura livre. Destes, 3 foram cortados ao meio, unidos pelos painéis laterais para formar um único ambiente, cujas dimensões giram em torno de 70m² [11,75 x 6m]. Com eles montamos o pavimento inferior, cujo programa é destinado principalmente à área pública da casa. Colocamos uma fachada envidraçada procurando a vista do vale e do mar distante; sua orientação predominantemente sul mantém a casa com pouca radiação solar, por isso desenvolvemos uma clarabóia contínua adjacente à parede norte, de modo a não privar a casa da luz natural.
No pavimento superior, instalamos o quarto contêiner, que usamos para os dormitórios. Este, mantido em sua dimensão inteira, se estende generosamente em projeção além do limite do primeiro andar. A fim de atingir uma habitabilidade confortável, levando em conta os limitados 235 centímetros de largura do contêiner vazio, tivemos que remover um de seus painéis laterais para fixar uma extensão em forma de V que acrescentou 150 centímetros à planta em seu ponto mais largo. Como resultado desta extensão, como a pele do contêiner foi perdida, instalamos uma exo-estrutura revestida com pinho impregnado 2x2" em uma proporção de 50% cheio. Isso nos permite, em primeiro lugar, sombrear e evitar o superaquecimento no verão, quando a casa é mais utilizada, e, em segundo lugar, uniformizar o segundo pavimento e separá-lo formal e esteticamente do piso inferior - como uma escultura que precisa de um pedestal para realçar seu valor.
Os revestimentos internos são comum e simples: madeira de pinho com encaixe macho e fêmea para o piso, e uma pintura em tom acinzentado aplicada nas paredes e no teto. Os móveis feitos em obra, balcão, estante e escadas foram concebidos como elementos duais que ajudam a construir a espacialidade interna enquanto cumprem suas funções próprias: são objetos escultóricos que dividem e limitam o espaço em zonas, mas também decoram e preenchem por sua mera presença.